Brasileirão: Flamengo volta ao Maracanã tentando evitar Z-4 após duas temporadas
O Flamengo não vence no Brasileirão há 3 jogos, pior número desde 2017, quando também perdeu três partidas consecutivas. Nesta quarta, enfrenta o Cuiabá no Maracanã, precisando vencer para evitar entrar no Z-4.
Indo totalmente contra as espectativas criadas no início da temporada, o time rubro-negro corre riscos reais de entrar na zona de rebaixamento do campeonato brasileiro.
A última vez que o mengão havia pertido três partidas consecutivas no campeonato nacional, foi em 2017, nas rodadas 18, 19 e 20, porém, a situação na época era menos desesperadora.
Última ocasião em que o Fla perdeu 3 partidas consecutivas no brasileirão
- Santos 3 x 2 Flamengo – rodada 18 – 02/08/2017
- Flamengo 0 x 2 Vitória – rodada 19 – 06/08/2017
- Atlético-MG 2 x 0 Flamengo – rodada 20 – 13/08/2017
Na ocasião em 2017, o então treinador Zé Ricardo foi demitido após a segunda derrota. Desta vez, Paulo Sousa caiu após perder para o Fortaleza em pleno Maracanã lotado, também na segunda derrota. Igualmente ao novo treinador da época (Reinaldo Rueda), Dorival Jr assumiu com resultado negativo.

A última vez que o clube carioca apareceu no Z-4 da competição foi em 2020, após empate contra o Grêmio no Maracanã, em partida válida pela 4ª rodada do campeonato daquele ano. O treinador ainda era Domenéc Torrent.
A situação atual é mais delicada pela combinação de resultados que decretará a entrada na zona de rebaixamento em caso de derrota para o Cuiabá, quarta-feira (15). O Flamengo terminará a rodada na 16ª colocação independente do resultado de Botafogo x Avaí, nesta segunda-feira (13).
Caso o Juventude vença o Santos em Caxias do Sul na terça-feira, o Fla iniciará a partida na quarta-feira entre os quatro últimos da competição.
Atualmente na 15ª posição, o Fla recebe o Cuiabá na quarta-feira às 20:30 (horário de Brasília).