Quando surgiu o Futebol Feminino?

0

Quando surgiu o Futebol Feminino? Confira aqui dados históricos sobre as primeiras partidas realizadas na história.

De acordo com a FIFA, a primeira partida oficial de futebol feminino ocorreu em março de 1885, em Crouch End, Londres. Os times foram dividios em norte e sul, representando duas partes da cidade inglesa.

Mas, há relatos de que houve disputas antes desta referida data acima, como por exemplo, uma competição anual em 1790, na Escócia.

O documento mais famoso sobre o início do futebol feminino leva-nos a 1894 quando Nettie Honeyball, uma ativista dos direitos da mulher, fundou o primeiro clube esportivo britânico chamado o Ladies Football Club. Honeyball, convicta de sua causa declarou que visava demonstrar que as mulheres poderiam sim alcançar a emancipação e ter um lugar importante no meio da sociedade.

Nettie Honeyball

Quando surgiu o Futebol Feminino? – no Brasil

Os primeiros registros de partidas mistas em nosso país, com homens e mulheres juntos, datam de 1908 e 1909.

Em 1913, ocorreu um evento beneficente, que foi considerado durante muitos anos como a primeira partida de futebol feminino realizada no Brasil. Anos depois, porém, foi descoberto que o time “feminino” era formado por jogadores do Sport Club Americano, campeão paulista daquele mesmo ano, vestidos de mulher, misturados a “senhoritas da sociedade”.

Araguari Atlético Clube é considerado o primeiro clube do Brasil a formar um time feminino de futebol, que no final da década de 1950, selecionou 22 meninas para um jogo benificiente em dezembro deste mesmo ano. O sucesso desta partida muito grande, tanto que a revista “O Cruzeiro” fez matéria de capa sobre o ocorrido, pois até então, partidas femininas só ocorriam em circos ou em quadras de futsal. Com esta divulgação, houve, nos meses seguintes, vários jogos do time feminino do Araguari em cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte inclusive) e também em Goiânia e Salvador. Em meados de 1959 a equipe feminina do Araguari foi desfeita, por pressão dos religiosos de Minas Gerais.

A primeira Seleção Brasileira de Futebol Feminino foi convocada pela CBF em 1988, para disputar, e vencer, o “Women’s Cup of Spain”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.